Sucesso no SBT, Carrossel, passa despercebida pelas emissoras

04/09/2012 20:51

por Victor Hugo Azevedo

Hoje, um dos maiores sucessos das telenovelas brasileiras, não pertence a TV Globo ou a Rede Record, mas ao SBT.

(Divulgação: SBT)

Carrossel, ao que parece, não representa nenhuma ameaça as emissoras produtoras de novelas. Pórem, é um erro destas descartar tal produção do SBT.

Com um investimento bem menor em sua produção, se comparada às produções globais, a novela infantil do SBT vem registrando altos índices de audiência para a emissora no horário nobre. Se não estou enganado, desde sua estreia, Carrossel não marcou menos que 10 pontos de audiência. E, hoje, seu ibope circula na casa dos 14 pontos.

Esse é um número bastante representativo, e que é muito comemorado nos bastidores da Anhanguera. Tais números só foram visualizados em novelas no SBT, somente na época da reprise de Pantanal. Nem mesmo suas últimas produções, com textos nacionais, marcaram a média de 10 pontos. Mas onde está a resposta para o sucesso de Carrossel?

Carrossel é um produto, novela, que cativou um público muito carente no horário nobre, o público infantil. As crianças que eram réfens de seriados, ou desenhos na tv fechada, ou de algum programa que atendiam as suas necessidades no horário notuno, ficaram encatadas com a leveza e a ingenuidade que possui a trama adpatada por Iris Abravanel.

Mas, a questão aqui é: em meio aos dois dígitos de audiência, as emissoras não se mostram mais tão preocupadas em procurar um produto que consiga abalar a trama infatil, que já possui audiência cativa. Já houveram algumas tentativas, porém falhas. A exemplo disso, tivemos a inserção de um elenco infantil na novela Rebelde, que é produto voltado para os adolescentes. Erro fatal!

Do outro lado do hemisfério, o SBT desde já apresenta um grande problema quanto a novela sucessora de Carrossel. Que caminhos trilhar? Dar continuidade ao trabalho com o público infantil que vem dando certo, ou, mais uma vez, mergulhar no mar de incertezas em sua programação, buscando "n" produtos que possam captar os dois dígitos. Essa última opção nunca deu certo. O melhor, e desde já, e começar a preparar e produzir uma novela aos níveis de Carrossel, e continuar no caminho certo.

Em Pauta

04/09/2012 20:51
por Victor Hugo Azevedo Hoje, um dos maiores sucessos das telenovelas brasileiras, não pertence a TV Globo ou a Rede Record, mas ao SBT. (Divulgação: SBT) Carrossel, ao que parece, não representa nenhuma ameaça as emissoras produtoras de novelas. Pórem, é um erro destas descartar tal...